A Liga–15/05/2012–Quebrando paradigmas psiquiátricos

Thaide vivencia uma situação extrema /

Nesta terça(15) às 22h30 no programa A LIGA, Cazé, Lobão, Thaíde, Sophia Reis e Débora Villalba mostram o que acontece dentro dos hospitais psiquiátricos. 
O limite para a loucura parece estar distante, mas a linha que nos separa da insanidade pode ser mais tênue do que imaginamos.

Em todo o mundo mais de 400 milhões de pessoas são afetadas por distúrbios mentais. No Brasil pelo menos 5 milhões sofrem com transtornos graves.

Os casos mais severos terminam nos hospitais psiquiátricos, onde os integrantes de A LIGA foram dormir e acordar em contato íntimo com a loucura e conhecer o mundo que transita entre a realidade e a fantasia.
Os apresentadores passaram o dia lado a lado daqueles que têm distúrbios psiquiátricos, em lugares onde os diferentes eram eles.

Click to enlarge

A LIGA – 22H30
DIVULGAÇÃO: BAND

10 comentários sobre “A Liga–15/05/2012–Quebrando paradigmas psiquiátricos

  1. eu realmente gostei, pois eu tenho um caso em minha vida meu pai biologico, ele vive em uma casa de tratamento la em paracambi, so que eu me sinto impossibilitada de ajudar, pois eu sou a unica da familia dele, quero dizer tem a minha irma,mas minha mae e casada com outra pessoa e a se separou dele quando eu tinha 1 ano de idade, a mae dele minha avo e o meu avo morreram quando eu era bem pequena, bem quando eu vim saber da situacao dele nao tinha muito o que fazer, ele tinha uma dependencia quimica que era a bebida e o levou parar la, que para mim foi um crime, mas a historia e longa e nao vou conseguir conta-la aqui, so que eu queria mesmo ajuda-lo e nao sei como. afinal ele nao me criou mas e meu sangue, eu lembro dele todos os dias… meu coracao sofre, por ser um ser humano. Deus ajude-me pois eu preciso de horientacao e ajuda. nao e tao facil. mas sei que esse programa me mostrou uma luz no fim do tuneo. se possivel me ajudar a pelomenos levar ele para um lugar mas proximo onde eu possa ver ele com mas frequencia e condicoes de ajudar nao digo financeiramente mas com atencao e carinho, pois me encontro desempregada no momento. obrigada e Deus nos proteja e guarde. meu e-mail e elianeangra2008@hotmail.com.

    beijos e obrigada….

  2. Este programa me surpreende a cada dia !! Vcs vivem a reportagem isto é muito emocionante !! PARABÈNS À TODOS !!

  3. Tenho visto essa regeição na minha família. M eu irmão foi diagnosticado esquisofrénico em 1991 depois de um simples desabafo feito para minha mãe: “vou suicidar”. Isso fez com que ela sem conhecimento algum o levasse para um hospital psiquiátrico e o internasse. Era algo que poderia ter sido resolvido de outra maneira , mas a falta de conhecimento fez com que meu irmão passasse os piores momentos da vida dele. Hoje vejo meu irmão com as páginas do livro dele em branco. Tento cuidar dele sempre que posso, pois minha mãe o rejeita, despreza, humilha e até mentiu ao ponto de enganar uma delegada para deixá-lo preso para que pudesse ficar livre dele, mas por infelicidade da minha mãe eu consegui tirá-lo da prisão.
    Eu amo meu irmão e estou precisando de ajuda para melhor cuidar dele.
    Mais uma vez parabéns!

  4. Quebrando Paradigmas Psiquiátricos, causou-me efeitos de reflexão, e ao mesmo tempo uma imensa vontade de visitar essas pessoas, tão carentes de afeto, de atenção, de algo novo em suas vidas. Prendeu-me a atenção esse cenário novo na tv, pelo menos algo útil que nos inspira a sermos mais altruístas, generosos, sobretudo mais pensativos no que há a nossa volta e dentro de nós mesmos.
    Minhas homenagens ao pessoal. Corajosos, valorosos, despidos de qualquer preconceito e muita simpatia e harmonia ao se integrar com um universo díspare.
    Obrigada pela oportunidade.
    Saudações.
    Márgara

  5. nossa fico emocionada com tudo isso principalmente com o depoimento da NAIR e eu tenho algun para hle dizer NAIR, EU TRABALHEI EM CAPS E O MESMO Q HOSPETAL PSIQUIATRICO, SO QUE NO CAPS NAO TEM INTERNAÇAO A GENTE TRABAlha com terrapias ocupacionais, terminei minha faculdade agora e vou trabalhar em centro psiquiatrico pq e minha paixao. pelo seu relato ,pude observar e comparar com um caso que aconteceu em canaa dos carajás -pará onde trabalhei com terrapias……….sua mae e que e louca me , disculpe eu te dizer isso. uma mae dessa natureza pertubou tanto o filho dela a ponto de interná-lo, ela nao deixava o filho tranquilo nem um minuto de vida, chigava, quebrava tudo dele, rasgava suas roupa e toda vez que ele chegava em casa era recebido mau,ele trabalhava e nao era elogiado era chamado de preguiçoso, tudo que sumia de casa a mae colocava logo culpa nele em fim ela acusava de tudo e humilhava a sua infancia toda,ele ficava tao desgostoso q dava crise ai ela internava,ele tomava remedio controlado sem necessidade. quando foi encaminhado ao caps, bastou 1 semana para eu e uma enfermeira peceber que ele nao era louco coisa alguma,,,,,,, pedimos para a mae dele acompanha-los nas próximas terrapias, mais ela se negou a ir,a psicóloga exigir a sua prezença nas terrapias do filho se nao seria cortado o medicamento gratuito, ai ela veio participar na 1º terrapia já observamos á que ela e que era completamente louca desequilibrada e ja queria agredir seu filho na frante da equipe………..toma cuidado con sua mae….leve ela até o psicólogo queria, descupe , maie eu so quero ajudar sua familia.bjs

  6. elaine carvalho meu anjo eu trabalhei em caps o mesmo hospital psiquiatrico, olha queria uma pessoa q fica internado em um centro psiquiátrico ele nunca e capaz de se curar sem o carinho dos familhares, sem a prezença de um pai ou um filho.fiquei muito emocionada e chorei ao ler seu depoimento e apelo para ajudar seu pai. nunca abandone seu pai,nunca faça isso querida, só que vive lá sabe o que e sofrimento e desgosto, visite seu pai todo dia se vç puder, ninguem q ficar doente, ele deve ter tido um grande desgosto para virá dependete. onde vç mora, qual o centro psiquiátrico mais próximo, eu vou morar em palmas trabalhar no caps- centro psicosocial terminei minha faculdade e vou trabalhar com pessoas com transtornos em geral……nunca fique constrangida com a situaçao de seu pai,nunca abandone o despreso familiar e a causa mais de todos os transtono. se só tem vç agora por ele, nao esqueça e nunca deixe de lutar por ele……..e mais, eu acho que seu pai no caps ele iria se recuperar logo, pq no caps nao tem internaçao o usuario fica o dia inteiro lá fazendo terrapia ocupaçional como: paticipar de brincadeiras elevando a autoestima, artezanato como pintura em tela q e um das mais aproveitosa terrapia, pq ele pode sair de lá com uma profissao ou sabendo qual a sua vocaçao, lá tem a terrapia da musica, do abraço, da alta ajuda,da beleza,da recreaçao, tem muito mimica e dinamica q ajuda na motivaçao de todos os usuário, tem tambem distribuiçao de medicamento gratúito, e melhor no caps os paciente nao e tratado como louco, equipe multidiciplinar que e todos os funionario trata eles igual pra igual,todo os funcionario nos acolhimentos e terrapia interragen junto, e colocamos na cabeça deles que sao pessoas normais capasse de se relacionar com todo as sua volta. nos hospitais psiquiátrico o paciente fica dopado a vida interia, q nunca vai sair de lá e como um prizao ,mais sem ter cometidos crime algum, eles nao feze nada para o paciente melhorar vive lá a base de medicamento controlado para sempre……………..procure um caps mais mais proximo de vç para levar seu pai, tenho certeza e fé em deus que ele vai ficar curado em breve,só depende de vç. vç pode procurar no glooge e so digitar caps centro psicosocial . coloque o nome do seu estado pra vç ver qual o mais proxino de vç. desejo a vç e todo sua familia muita paz saude e esperança e que tudo vai ser resolvido ,bjs meu sn e claudiamariad2@hotmail.com

O que achou da notícia? Aproveite pra deixar sua opinião. Todos os seus comentários vão aparecer no twitter @ComentariosTTV.

